quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Você se Comunica Bem?

A comunicação é considerada, hoje, um dos três maiores desafios de uma empresa. É a base dos relacionamentos. A sua importância é tal, que alguns autores a consideram mesmo como o “sangue” que dá vida à organização. Vale ouro! 

Pensando nisso, a Integru Soluções Corporativas entrou em contato com a GB Treinamentos e investiu no curso "Comunicação Eficaz & Técnicas de Escrita" para seus integrados. O treinamento acontecerá na próxima semana, na sede da Integru, para cerca de 20 inscritos. Já que o curso será gratuito para os integrados, a "taxa de matrícula" é composta por biscoitos doces e salgados que serão doados à Casa da Criança Gente Feliz - associação A Tenda de Cristo.

Para complementar, o professor e sócio-fundador da GB Treinamentos, George Boulos Jr, presenteou-nos com o artigo escrito especialmente para o IntegruBlog, adiantando algumas dicas de comunicação.



OS BEM SUCEDIDOS TREINAM SEMPRE

Às vezes nos perguntamos:
Será que fulano entendeu perfeitamente o que eu pedi?
Será que ciclano fará o combinado, no prazo que foi definido?
Será que preciso reforçar com a equipe a urgência que este trabalho tem junto ao nosso cliente?
Será que ele entendeu o e-mail que eu enviei ontem?
Como podemos estar certos destas e outras dúvidas que por vezes martelam nossas mentes, correndo no nosso dia a dia repleto de tarefas e atribuições que não param de crescer? Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo por conta do crescimento populacional, especialmente nas grandes cidades e quem não estiver bem preparado está fadado ao fracasso. Dentre os meios de comunicação, a escrita exige de nós o conhecimento da língua para que consigamos transmitir com precisão o que desejamos.

Antes de abordar estas questões, relato abaixo alguns dos fatores que mais contribuem para o fracasso dos negócios e projetos numa empresa:
1)    Comunicação inadequada
2)    Requerimentos ambíguos e documentações inconsistentes e/ou incompletas
3)    Mudanças nos requerimentos e especificações sem prévio aviso
4)    Falta de capacidade na escrita de documentações
5)    Pressa na escrita e envio de documentos importantes aos clientes
6)    Falta de revisão nos documentos elaborados na empresa
7)    Expectativas não realistas
De acordo com a lista acima, podemos perceber claramente que a Comunicação Eficaz e a Boa Escrita, constituem a base para determinar o sucesso dos negócios e projetos dentro de qualquer empresa.
Peter Drucker, pai da administração, escreveu em seu livro "People and Performance" que no futuro haverá uma relação direta entre o sucesso profissional e a habilidade de escrever e falar. Se você fizer um gráfico, notará que existe uma relação mais direta entre o salário e essas habilidades, do que entre a remuneração e as qualificações acadêmicas.

Outro aspecto que caracteriza a boa comunicação é não apenas saber falar e expor os seus pensamentos, mas também saber ouvir, pois, se você prestar atenção ao que está sendo dito, ficará surpreso ao descobrir quantas informações úteis estão sendo fornecidas e que antes poderiam passar inteiramente despercebidas. 
As pessoas vencedoras possuem a habilidade de comunicar-se com convicção e elegância. Sabem passar seus sonhos para os outros e obter deles apoio para seus projetos e realizações. 
Mas como posso me comunicar de forma eficaz e enviar um e-mail que fique claro para qualquer pessoa, por exemplo? Parece difícil, não é mesmo? Mas fique tranquilo: assim como toda criança leva um tempo até pronunciar as primeiras palavras, nós também devemos praticar e adquirir um hábito fundamental que nos ajudará a enfrentar a maioria destas situações diárias.
 Treinamento é o diferencial entre o Sucesso e o Fracasso.
A seguir, uma dica para que você comece a praticar:


Percebe? As expressões acompanhadas da palavra “não” criam uma atitude mental negativa, desfavorecendo o desenvolvimento da ação, além de ferir a estética dos argumentos.

Em breve, deixo mais algumas dicas sobre este tema tão importante. Até lá!

Lembre-se: “Os bem sucedidos treinam sempre”.


O Prof. George Boulos Jr. tem quase 30 anos como especialista em comunicação, desenvolvimento e implantação de projetos, certificado pelo ISTQB e já deu aulas para mais de 4 mil profissionais de TI.
http://www.gbtreinamentos.com.br/

 

Um comentário:

  1. Parabéns George Boulos Jr, pela iniciativa e parceria. Dividindo conhecimento, multiplicando sabedoria!
    "Sem conhecimento não pode haver compreensão; sem compreensão não pode haver conhecimento".

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